Documentários Universais



Episódio 01: Os Miseráveis

(Os Miseráveis) é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris (nesta última cidade foram vendidos 7 mil exemplares em 24 horas).A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.

Download (Opção 01 - Rapidshare)


Episódio 02: Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito é um romance da escritora britânica Jane Austen. A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres.
Apesar de a história se ambientar no século XIX, tem exercido fascínio mesmo nos leitores modernos, continuando no topo da lista dos livros preferidos e sob a consideração da crítica literária. O interesse atual é resultado de um grande número de adaptações e até de pretensas imitações dos temas e personagens abordados por Austen.

Download (Opção 01 - Rapidshare)
Download (Opção 02 - JumboFiles)

Episódio 03: O Emblema Rubro da Coragem
O Emblema Eubro da Coragem foi o primeiro romance que abordou a Guerra da Secessão sem escamotear a verdade com expedientes popularescos a alcançar grandes tiragens de edições sucessivas. Os protagonistas não são 'heróis', na concepção convencional do termo, mas meros cidadãos forçados a pegar em armas para enfrentar a experiência dos campos de batalha, com assombro e temor. Crane descreve o personagem principal, Henry Fleming, como um rapaz que se debate 'num tumulto de agonia e desespero.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - JumboFiles)

Episódio 04: Moby Dick
Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias.
Os detalhes contados com o realismo e propriedade de um escritor que viveu em barcos baleeiros, são capazes de transportar o leitor ao ambiente descrito e suas sensações.
O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - JumboFiles)


Episódio 05: Madame Bovary
Madame Bovary é um romance escrito por Gustave Flaubert que resultou num escândalo ao ser publicado em 1857. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento. O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - FileRIO)


Episódio 06: Huckleberry Finn
As Aventuras de Huckleberry Finn é o título em língua portuguesa de um romance do escritor norte-americano Mark Twain, publicado em 1884. Nele, o protagonista, amigo de Tom Sawyer, vive inúmeras aventuras pelo rio Mississippi em uma balsa.
Nos Estados Unidos, muitos consideram o livro como um livro racista porque o personagem chamado Jim, um escravo, é o mais ignorante de todo o livro, e também porque em várias partes do livro o autor cita a palavra "nigger" (calão ofensivo, algo como "preto" ou "nego") o que é muito vulgar nos Estados Unidos.

Download (Opção 01 - Rapidshare)
Download (Opção 02 - JumboFiles)


Episódio 07: Grandes Esperanças
Grandes Esperanças é um livro escrito por Charles Dickens, que conta a história de Philip Pirrip. É dividido em três volumes e foi adaptado para o cinema e para a TV várias vezes. Foi escrito durante a era vitoriana.
O livro foi inicialmente publicado em série, no All the Year Round entre 1 de dezembro de 1860 e agosto de 1861. A história de Great Expectations ocorre entre 1812, quando o protagonista tinha 7 anos, e o inverno de 1840.
Narra a vida de Pip (Philip Pirip), um rapaz a quem foi concedida uma fortuna a fim de se tornar um cavalheiro sem o árduo esforço ou a aristocrática fonte de renda necessários para tal papel. Logo cedo na vida, ele ajuda um condenado, Abel Magwitch, que, após ser deportado para a Austrália, retribui seu jovem benfeitor com grandes somas em dinheiro; como o advogado envolvido no caso não diz nada ao entregar o dinheiro, Pip acha que foi obra de uma velha dama, miss Havisham. Magwitch depois volta clandestinamente a Londres, sendo mal recebido por Pip, pois tudo nele rescende a delinquência e aborrecimento.
No final, porém, Pip se reconcilia com Magwitch e sua realidade; acaba reconhecendo Magwitch - perseguido, preso e mortalmente doente - como uma espécie de pai, sem o negar nem o rejeitar, embora Magwitch seja de fato inaceitável (naquela época), vindo da Austrália, colônia penal destinada à reabilitação, mas não ao repatriamento de criminosos ingleses degredados.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - FileRIO)


Episódio 08: Drácula
Drácula é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura.
Drácula tem sido designado como vários gêneros literários, incluindo literatura de vampiros, ficção de horror e romance gótico. Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos 20 e 21.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 09: Dom Quixote
Dom Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha em castelhano) é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 10: Contos de Terror
Escrito por Edgar Allan Poe.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - JumboFiles)


Episódio 11: A Selva
Em 1906, Upton Sinclair denuncia as condições sub-humanas dos trabalhadores da indústria frigorífica.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - JumboFiles)


Episódio 12: A Morte de Artur
Existe grande controvérsia sobre os fatos históricos que deram origem às aventuras do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda. Parece certo, contudo, que o núcleo inicial das histórias foi a resistência dos celtas à ocupação romana da Inglaterra.
Durante muito tempo, as narrativas sobre o Rei Artur devem ter permanecido sob forma oral, perfeitamente adequada à uma Idade Média onde o analfabetismo era a regra. No século XIII, Thomas Malory registrou as histórias por escrito no livro "A Morte de Artur".

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - JumboFiles)


Episódio 13: A Letra Escarlate
O romance "A Letra Escarlate", de Nathaniel Hawthorne, explora o conflito entre a verdade e as aparências, a escolha entre a salvação e o pecado.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 14: O Inferno de Dante
A Divina Comédia propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar e o meridiano onde é Jerusalém hoje, seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da terra santa o Portal do Inferno. Portanto o Inferno, responderia pela depressão do Mar Morto onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório seriam os segmentos dos círculos concêntricos que juntos respondem pela mecânica celeste e os cenários comentados por Dante num poema que envolve todos os personagens bíblicos do antigo ao novo testamento são costumeiramente encontrados nas entranhas do inferno sendo que os personagens principais da Divina Comédia são o próprio autor, Dante Alighieri, que realiza uma jornada espiritual pelos três reinos do além-túmulo, e seu guia e mentor nessa empreitada é Virgílio o próprio autor da Eneida.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 15: A Interpretação dos Sonhos
Há um lado obscuro em cada um de nós, onde nossos medos, iras e desejos proibidos espreitam. Estes desejos inconscientes não descansam quietamente na psique humana. São de um certo modo nosso inimigo interno. Um homem acreditou que poderia exorcizar nossos “demônios” com o estudo dos sonhos. Sigmund Freud começou a analisar os sonhos no final do século 19 em Viena, na Áustria.O Dr. Sigmund Freud declarou que havia descoberto uma nova porta para o inconsciente…A obra prima de Freud, A interpretação dos sonhos, oferece aos leitores uma janela para nossas intimidades mais secretas. Em seu trabalho revolucionário, Freud sugeriu que frequentemente a finalidade dos sonhos fosse satisfazer com a fantasia, os impusos instintivos que a sociedade julgava inaceitáveis. As leis da lógica que governam nosso mundo desperto, não se aplicam ao reino dos sonhos, onde nós estamos livres para experimentar aventuras fantásticas. Para Freud esta libertação das fantasias foi o caminho que o conduziu ao interior do inconsciente.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 16: A Odisséia
Esta é a História de Ulisses, a Odisséia de Homero, escrita há tanto tempo mas que se mantem fiel, através das traduções, seja em que língua for…
Ulisses tem o seu simbolismo. O fato dele se transformar por ação da Deusa pode significar que o ser humano está em contínua mudança, que há forças misteriosas que nos podem ajudar a vencer perigos que achavamos invencíveis e que a nossa aparência, a maneira como nos vêem ou nos vemos a nós próprios é subjetiva, transforma-nos conforme o olhar que sobre nós incide.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 17: O Príncipe
Esta é uma divertida paráfrase de palavras escritas nos anos 1513 por um funcionário demitido em Florença, Itália. O que ele escreveu realmente se tornou um dos livros mais debatidos, profundamente perturbadora e importante da civilização ocidental. Para alguns, era um verdadeiro guia para os tiranos e totalitários. Mussolini adorou. Os marxistas revolucionários o reconheceu como um companheiro. Para outros, alternadamente, ele abriu o caminho para a tolerância étnica e religiosa, direitos individuais, o avanço e a restauração das repúblicas e, das democracias modernas. Mas, justa ou injustamente, que tem causado o seu nome, Machiavelli, a circular através dos séculos como um sinônimo para o mal, embora isso certamente seria um equívoco do homem.

Download (Opção 01 - DepositFiles)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 18: Exôdo
O Livro do Êxodo dá continuidade ao livro da Gênesis, relata como Moisés conduz os israelitas do Egito pelo deserto até o Monte Sinai Bíblico, onde Yahveh se revela e oferece uma aliança: os israelitas devem manter a lei e, em retorno, receberiam a proteção de Yahveh que lhes daria Canaã (a Terra Prometida). Há muitas relatos bem conhecidos no Êxodo, como a passagem pelo Mar Vermelho (possivelmente, Mar dos Juncos), a revelação no Sinai, a entrega das tabuletas da lei, o bezerro de ouro e o aparecimento de maná no deserto.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 19: Catch 22
Catch-22 é um romance satírico-histórico do autor estadunidense Joseph Heller, publicado originalmente em 1961. O livro, situado durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial de 1944 em diante, é frequentemente citado como uma das maiores obras literárias do século XX.
O romance gira em torno de Yossarian, um bombardeador de B-25 da Força Aérea Americana, enquanto ele e os demais membros do "256° Esquadrão" encontram-se baseados na ilha de Pianosa, na Itália.

Download (Opção 01 -DepositFiles)


Episódio 20: Gênesis
Este episódio explora o primeiro livro da Bíblia – e, portanto, do Pentateuco – damos hoje o nome de GÉNESIS. É termo grego e significa “origem”, “nascimento”. Os livros da Bíblia Hebraica não tinham qualquer título. Eram chamados, simplesmente, pela primeira ou primeiras palavras. Este chamava-se berechit. Os autores da tradução da Bíblia Hebraica para o grego (Bíblia dos Setenta) acharam por bem dar aos livros um título de acordo com o seu conteúdo. Como este livro trata do princípio de tudo, chamaram-lhe GÉNESIS, isto é, Livro das Origens.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 21: Filho Nativo
Este episódio discute a obra de Richard Writh, "Filho Nativo", que se passa durante um período de tensão racial.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 22: A República de Platão
Este episódio discute "A República" de Platão, obra prima deste que é considerado o pai da Filosofia.

Download (Opção 01 - DepositFiles)
Episódio 23: O Grande Gatsby
Alguns livros sobreviveram ao tempo para conquistar um lugar na biblioteca dos clássicos. Esta série analisa a sua influência na vida contemporânea através de imagens vivas e intensas.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - JumboFiles)


Episódio 24: Walden
Este programa mergulha nas páginas de um dos livros mais famosos de Henry David Thoreau: "Walden".

Download (Opção 01 - DepositFiles)

Episódio 25: O Senhor das Moscas
Um avião lotado de crianças e adolescentes cai numa ilha deserta. Os jovens sobrevivem e, aos poucos, vão se reunindo num grande grupo. Em assembléia, os meninos designam um líder. Longe dos códigos que regulam a sociedade dos adultos, esses jovens terão de inventar uma nova civilização, alicerçada exclusivamente nos recursos naturais da ilha e em suas próprias fantasias.
Até aí este romance do inglês William Golding poderia ser lido como simples aventura infanto-juvenil, cheia de caçadas, banhos de mar e, ao final, a descoberta de um tesouro escondido por piratas. Mas não é o que ocorre. Apesar dos esforços iniciais de organizar uma sociedade autosuficiente e equilibrada, o bando vai progressivamente cedendo à vida dos instintos, regredindo às pulsões de violência e de morte. A disputa pelo poder é um dos estopins da desordem. E o paraíso do "bom selvagem" acaba em carnificina.
Invertendo o clássico Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, em que um único indivíduo conseguia impor a civilização ao estado de natureza, Golding expressa neste romance sua descrença na bondade inata dos homens e em sua capacidade de criar um mundo melhor.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 26: 1984
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho.
Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico.
De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.

Download (Opção 01 - DepositFiles)
Download (Opção 02 - Oron)

Episódio 27: As Viagens de Gulliver
Em seu clássico romance, Jonathan Swift analisa a natureza humana. Nas quatro histórias apresentadas, especialistas estudam situações cínicas e como elas se relacionam à sociedade atual.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - Oron)

Episódio 28: Os Nús e os Mortos

Alguns livros sobreviveram ao tempo para conquistar um lugar na biblioteca dos clássicos. Esta série analisa a sua influência na vida contemporânea através de imagens vivas e intensas, dramatização e entrevistas com especialistas e entusiastas em todo o mundo. Uma forma inovadora de reviver as teorias, idéias e histórias contidas nas páginas dessas obras.

Download (Opção 01 - FileRIO)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 29: O Coração das Trevas

Este clássico de Joseph Conrad sobre a presença européia na África na virada do século passado, é um ataque feroz às práticas belgas no Congo e ao colonialismo de modo geral. O livro serviu de inspiração para o filme de Francis Ford Coppola, "Apocalypse Now", e este documentário traça um paralelo com o filme e uma dramatização mais literal da história.

Download (Opção 01 - JumboFiles)


Episódio 30: A Autobiografia de Malcolm X
O livro mostra quem foi o homem que nasceu Malcolm Little e se transformou em um dos maiores e mais carismáticos líderes da modernidade, depois que mudou sua vida de ladrão e traficante, convertendo-se ao islamismo. Como ministro mulçumano defendia o orgulho negro e dizia que o islamismo era a única religião que enxergava as necessidades e problemas do negro na América do Norte, principalmente nos bairros pobres, sendo a única saída para as drogas, crimes e outros problemas sociais. Sua autobiografia foi traduzida em 10 idiomas e até hoje vende 150 mil exemplares por ano.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 31: Crime e Castigo
Neste documentário, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria - grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.

Download (Opção 01 - JumboFiles)
Download (Opção 02 - Oron)


Episódio 32: A Origem das Espécies
O livro "A Origem das Espécies" representa o nascimento de uma idéia que mudou a sociedade para sempre. Este programa examina de perto as teorias de Charles Darwin.

Download (Opção 01 - DepositFiles)


Episódio 33: Alice no País das Maravilhas
Este episódio analisa em detalhes a famosa obra de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas".

Download (Opção 01 - JumboFiles)
Download (Opção 02 - Oron

Sem comentários:

Enviar um comentário